LIVRO I
Do meu avô Vero, aprendi a ter bons costumes e a controlar o meu temperamento.
Da memória do meu pai e da reputação que ele deixou, herdei a modéstia e a força de caráter.
Da minha mãe, aprendi a ser piedoso e generoso, a não cultivar ações ou pensamentos ruins, e a levar uma vida simples, muito diferente dos luxos dos ricos.
Do meu bisavô, aprendi a importância de não frequentar escolas públicas e de ter bons professores em casa, sabendo que é um investimento que vale a pena fazer com generosidade.
Do meu preceptor, aprendi a não torcer fanaticamente por grupos rivais nos jogos e lutas, a ser resistente ao trabalho, a me contentar com pouco, a trabalhar com as próprias mãos, a não me meter na vida dos outros e a não dar crédito a fofocas.
De Diogneto, aprendi a não perder tempo com coisas irrelevantes, a não acreditar em histórias de milagreiros e charlatões sobre encantamentos ou espíritos, a não criar animais para briga, a aceitar a franqueza dos outros e a me dedicar à filosofia. Também me incentivou a ouvir diversos mestres, a escrever diálogos na juventude e a adotar hábitos simples, como dormir em uma cama dura, seguindo o estilo de vida grego.
De Rústico, percebi que meu caráter precisava de melhorias. Ele me ensinou a não me deixar levar por debates vazios ou demonstrações de superioridade intelectual, a evitar o exibicionismo e a retórica excessiva, a escrever cartas de forma simples, a perdoar facilmente quem me ofendeu assim que pedissem desculpas, a ler com atenção em vez de passar o olho superficialmente e a não acreditar cegamente em qualquer um que fale muito. Além disso, devo a ele o meu primeiro contato com os ensinamentos de Epicteto.
De Apolônio, aprendi a ter liberdade de escolha e uma vontade firme. Aprendi a focar sempre na razão, a manter a mesma postura diante da dor, da perda de um filho ou da doença. Ele me mostrou que um homem pode ser firme e flexível ao mesmo tempo, que pode ensinar sem perder a paciência e que, mesmo sendo brilhante na filosofia, pode ser humilde. Ele também me ensinou a receber favores dos amigos sem me sentir inferior nem ignorar a gentileza deles.
De Sexto, aprendi a ser benevolente, a governar a casa como um pai e a viver conforme a Natureza. Ele era uma pessoa digna sem ser pretensiosa, cuidava sinceramente dos amigos e tolerava com paciência os ignorantes. Sua companhia era tão agradável que parecia natural, sem necessidade de bajulação. Ele tinha a capacidade de organizar pensamentos de forma clara e metódica, nunca se deixava levar pela raiva, era profundamente afetuoso e possuía grande sabedoria, mas nunca precisou alardear isso.
De Alexandre, o gramático, aprendi a não ser crítico demais e a não repreender pessoas por erros bobos na fala. Em vez disso, eu aprendi a introduzir a forma correta de falar de maneira natural, respondendo ou discutindo o assunto em questão sem focar apenas no erro gramatical.
De Frontão, aprendi a identificar o que há de invejoso, falso e hipócrita em um governante, e notei como, muitas vezes, as famílias nobres carecem de um verdadeiro amor paternal.
De Alexandre, o platônico, aprendi a não ficar dizendo toda hora que estou sem tempo nem a usar o excesso de trabalho como desculpa para negligenciar meus deveres com as pessoas que convivem comigo.
De Catulo, aprendi a não ignorar quando um amigo me critica, mesmo que ele esteja errado, mas a buscar sempre restabelecer nossa amizade. Aprendi também a falar bem dos meus professores e a amar meus filhos de forma sincera.
Do meu irmão Severo aprendi a amar meus parentes, a verdade e a justiça. Por meio dele, conheci figuras como Trásea, Helvídio, Catão, Díon e Bruto. Foi dele que recebi a visão de uma política baseada em leis iguais para todos, que respeita os direitos e a liberdade de expressão, além de um governo que valoriza, acima de tudo, a liberdade de seus cidadãos. Ele também me ensinou a ser consistente, a manter um apreço firme pela filosofia e a estar disposto a fazer o bem, a ser generoso e a cultivar o otimismo e a fé de que meus amigos me amam. Nele, nunca notei tentativas de esconder o que pensava sobre quem criticava; seus amigos não precisavam adivinhar suas vontades, pois ele era sempre muito claro.
De Máximo, aprendi a ter autodomínio e a não me deixar desviar por nada. Ele me ensinou a manter a alegria em qualquer situação, até mesmo na doença. Vi nele uma mistura equilibrada de gentileza e dignidade, além da capacidade de realizar o que era necessário sem reclamações. Todos acreditavam na sinceridade de suas palavras e sabiam que ele nunca agia com segundas intenções. Ele nunca parecia surpreso ou apressado, nunca deixava tarefas para depois, não se mostrava confuso nem abatido, e nunca forçava risadas para esconder irritação. Também não era impulsivo nem desconfiado. Ele tinha o hábito de praticar a caridade, estava sempre pronto a perdoar e era totalmente livre de falsidade. Ele transmitia a imagem de um homem que seguia o caminho do que é justo sem esforço. Percebi que ninguém se sentia inferior perto dele, mas também ninguém ousava se julgar melhor que ele. Ele ainda possuía o dom de ser bem-humorado de forma cativante.
No meu pai, observei a suavidade de gênio e uma firmeza inabalável nas decisões tomadas após cuidadosa reflexão. Ele não nutria vaidade pelas honrarias que os homens tanto buscam, era trabalhador e persistente. Estava sempre pronto a ouvir sugestões que beneficiassem o bem comum e era rigoroso em fazer justiça a cada um conforme seu merecimento. Graças à experiência, sabia exatamente quando era hora de agir com energia ou de descansar. Notei que ele superou desejos imaturos, via-se como um cidadão comum e não obrigava os amigos a jantarem com ele ou o acompanharem em viagens; mesmo quando alguém falhava com ele, ele mantinha o mesmo tratamento cordial. Ele investigava tudo com cuidado e não se dava por satisfeito com a primeira impressão. Com os amigos, era leal e constante, sem excessos de afeto ou desapego rápido. Mantinha-se alegre e satisfeito, planejava com antecedência e cuidava dos detalhes sem ostentação. Não dava ouvidos a aplausos ou bajulações, mantinha o foco no que era necessário para o império e era um excelente gestor financeiro, mesmo recebendo críticas por isso. Não era supersticioso em relação aos deuses, não usava presentes para comprar a simpatia das pessoas e mantinha a sobriedade em tudo, sem ações vis ou amor por novidades. Quando a fortuna lhe dava conforto, ele desfrutava sem arrogância, e quando não o tinha, não sentia falta. Ninguém poderia chamá-lo de pedante ou manipulável; todos o reconheciam como um homem maduro, digno e capaz. Honrava os verdadeiros filósofos sem menosprezar os falsos. Conversava com facilidade e era agradável sem ser artificial. Cuidava de sua saúde de forma equilibrada, sem medo da morte e sem vaidade excessiva, raramente precisando de médicos. Era generoso com quem possuía talentos, como a eloquência ou o conhecimento jurídico, ajudando cada um a alcançar seu devido reconhecimento. Agia conforme as tradições de seu país sem fazer disso um espetáculo. Não era instável e gostava de manter sua rotina. Mesmo após crises de dor de cabeça, voltava logo ao trabalho com vigor. Guardava poucos segredos, apenas sobre assuntos públicos. Na gestão de obras e doações ao povo, ele olhava para o dever, não para a reputação. Não tomava banho em horários inadequados, não era obcecado por construir palácios ou pela aparência de seus bens e roupas. Nada nele era rude ou violento. Ele analisava tudo com calma, como se tivesse tempo de sobra, de forma organizada e consistente. Aplicava-se a ele o que diziam de Sócrates: era capaz tanto de se abster de prazeres quanto de desfrutá-los sem cair no excesso. Ter essa força para resistir e, ao mesmo tempo, ser moderado é a marca de uma alma invencível.
Agradeço aos deuses por meus avós, pais, irmã, professores e amigos, que foram todos bons. Devo a eles o fato de nunca ter ofendido nenhum dos meus, apesar de ter tido inclinações que, em outras circunstâncias, poderiam ter me levado ao erro; mas eles evitaram que eu fosse testado. Agradeço por não ter sido criado por muito tempo com a concubina do meu avô, por ter preservado minha juventude e não ter me precipitado antes da hora. Agradeço por ter sido educado por um pai que me livrou do orgulho e me ensinou que é possível viver num palácio sem guardas, luxos ou ostentações, mantendo a postura de um cidadão comum sem descuidar das obrigações do governante. Sou grato pelo irmão que me despertou para a vigilância sobre mim mesmo, por meus filhos não terem nascido com deformidades e por não ter me perdido excessivamente nos estudos de retórica ou poesia. Agradeço por ter honrado aqueles que me criaram e por ter conhecido Apolônio, Rústico e Máximo. Recebi lições claras sobre como viver de acordo com a natureza e, se ainda falho nisso, a culpa é minha por não seguir os conselhos divinos. Meu corpo resistiu bem, nunca me envolvi com Benedicta ou Teódoto e, quando senti paixões amorosas, fui curado. Embora tenha ficado irritado com Rústico, nunca agi de forma a me arrepender. Minha mãe morreu jovem, mas passou os últimos anos ao meu lado. Sempre que precisei ajudar alguém, nunca me faltaram meios, e nunca precisei pedir nada a ninguém. Tenho uma esposa obediente, afetuosa e simples, e meus filhos tiveram excelentes mestres. Recebi remédios em sonhos para doenças e, ao me voltar para a filosofia, não caí nas mãos de sofistas nem desperdicei tempo com silogismos ou teorias astronômicas desnecessárias; tudo isso foi auxílio dos deuses e da sorte.
LIVRO I
De meu avô Vero [aprendi] bons costumes e o controle do meu temperamento.
Da reputação e da lembrança de meu pai, a modéstia e um caráter viril.
De minha mãe, a piedade e a beneficência, e a abstinência, não apenas de ações más, mas até mesmo de pensamentos maus; e ainda, a simplicidade no meu modo de viver, muito distante dos hábitos dos ricos.
De meu bisavô, a não ter frequentado escolas públicas, e ter tido bons professores em casa, e saber que com tais coisas um homem deve gastar generosamente.
De meu preceptor, a não ser nem do partido verde nem do azul nos jogos do Circo, nem partidário dos Parmularii ou dos Scutarii nas lutas dos gladiadores; dele também aprendi a resistência ao trabalho, a precisar de pouco, a trabalhar com as próprias mãos, a não me intrometer nos assuntos alheios e a não estar pronto a dar ouvidos à calúnia.
De Diogneto, a não me ocupar com coisas triviais, e a não dar crédito ao que era dito por realizadores de milagres e prestidigitadores sobre encantamentos e a expulsão de daímon e coisas semelhantes; e a não criar codornas [para briga], nem me entregar apaixonadamente a tais coisas; e a suportar a liberdade de expressão; e ter me tornado íntimo da filosofia; e ter sido ouvinte, primeiro de Baquio, depois de Tandasis e Marciano; e ter escrito diálogos na minha juventude; e ter desejado uma cama de tábuas e pele, e qualquer outra coisa do gênero que pertença à disciplina grega.
De Rústico recebi a impressão de que meu caráter requeria melhoria e disciplina; e dele aprendi a não ser levado ao erro por uma emulação sofística, nem a escrever sobre questões especulativas, nem a proferir pequenas orações exortatórias, nem a exibir-me como um homem que pratica muita disciplina, ou faz atos benevolentes para se mostrar; e a me abster de retórica, poesia e escrita elegante; e a não andar pela casa em trajes de rua, nem a fazer outras coisas do gênero; e a escrever minhas cartas com simplicidade, como a carta que Rústico escreveu de Sinuessa à minha mãe; e com relação àqueles que me ofenderam com palavras, ou me fizeram mal, estar facilmente disposto a ser apaziguado e reconciliado, assim que eles mostrassem uma prontidão para se reconciliar; e a ler cuidadosamente, e não ficar satisfeito com uma compreensão superficial de um livro; nem dar apressadamente meu assentimento àqueles que falam demais; e devo a ele o fato de estar familiarizado com os discursos de Epicteto, que ele comunicou a mim a partir de sua própria coleção.
De Apolônio aprendi a liberdade de arbítrio e a inabalável constância de propósito; e a não olhar para nada mais, nem mesmo por um momento, exceto para a razão; e a ser sempre o mesmo, em dores agudas, na ocasião da perda de um filho e em doenças prolongadas; e a ver claramente em um exemplo vivo que o mesmo homem pode ser tanto resoluto quanto flexível, e não irritadiço ao dar sua instrução; e a ter diante dos meus olhos um homem que claramente considerava sua experiência e sua habilidade em expor princípios filosóficos como o menor de seus méritos; e dele aprendi como receber dos amigos o que é estimado como favor, sem ser humilhado por eles nem deixá-los passar despercebidos.
De Sexto, uma disposição benevolente, e o exemplo de uma família governada de maneira paternal, e a ideia de viver em conformidade com a Natureza; e gravidade sem afetação, e cuidar cuidadosamente dos interesses dos amigos, e tolerar pessoas ignorantes, e aqueles que formam opiniões sem consideração: ele tinha o poder de acomodar-se prontamente a todos, de modo que a convivência com ele era mais agradável do que qualquer lisonja; e ao mesmo tempo ele era altamente venerado por aqueles que se associavam a ele: e ele tinha a faculdade tanto de descobrir quanto de ordenar, de maneira inteligente e metódica, os princípios necessários para a vida; e ele nunca demonstrava raiva ou qualquer outra paixão, mas era inteiramente livre de paixão, e também muito afetuoso; e ele podia expressar aprovação sem exibição barulhenta, e possuía muito conhecimento sem ostentação.
De Alexandre, o gramático, a me abster de encontrar defeitos, e a não repreender de maneira censurável aqueles que proferiam qualquer expressão bárbara, solecística ou de som estranho; mas a introduzir habilmente a própria expressão que deveria ter sido usada, e por meio de resposta ou confirmação, ou juntando-se a uma investigação sobre a própria coisa, não sobre a palavra, ou por alguma outra sugestão adequada.
De Frontão aprendi a observar o que a inveja, a duplicidade e a hipocrisia são em um tirano, e que, geralmente, aqueles entre nós que são chamados de Patrícios são um tanto deficientes em afeição paternal.
De Alexandre, o platônico, a não dizer frequentemente nem sem necessidade a ninguém, ou escrever em uma carta, que não tenho tempo livre; nem continuamente desculpar a negligência dos deveres exigidos pela nossa relação com aqueles com quem vivemos, alegando ocupações urgentes.
De Catulo, a não ser indiferente quando um amigo critica, mesmo que critique sem razão, mas a tentar restaurá-lo à sua disposição habitual; e a estar pronto a falar bem dos professores, como é relatado de Domício e Atenódoto; e a amar os meus filhos verdadeiramente.
Do meu irmão Severo, a amar os meus parentes, e a amar a verdade, e a amar a justiça; e através dele aprendi a conhecer Trásea, Helvídio, Catão, Díon, Bruto; e dele recebi a ideia de uma política na qual existe a mesma lei para todos, uma política administrada com respeito aos direitos iguais e à igualdade de liberdade de expressão, e a ideia de um governo real que respeita acima de tudo a liberdade dos governados; aprendi dele também a consistência e a firmeza inabalável no meu apreço pela filosofia; e uma disposição para fazer o bem, e para dar aos outros prontamente, e para acalentar boas esperanças, e para acreditar que sou amado pelos meus amigos; e nele não observei ocultação das suas opiniões em relação àqueles a quem condenava, e que os seus amigos não tinham necessidade de conjeturar o que ele desejava ou não desejava, mas era bastante claro.
De Máximo aprendi o autogoverno, e a não ser desviado por nada; e a alegria em todas as circunstâncias, bem como na doença; e uma mistura justa no caráter moral de doçura e dignidade, e a fazer o que me era proposto sem me queixar. Observei que todos acreditavam que ele pensava como falava, e que em tudo o que fazia nunca tinha qualquer má intenção; e ele nunca demonstrava espanto e surpresa, e nunca tinha pressa, e nunca adiava fazer uma coisa, nem ficava perplexo nem abatido, nem nunca ria para disfarçar o seu vexame, nem, por outro lado, era alguma vez passional ou desconfiado. Ele estava habituado a praticar atos de beneficência, e estava pronto a perdoar, e estava livre de toda a falsidade; e apresentava a aparência de um homem que não podia ser desviado do que é justo, mais do que a de um homem que tinha sido melhorado. Observei, também, que ninguém podia alguma vez pensar que era desprezado por Máximo, ou alguma vez aventurar-se a pensar-se um homem melhor. Ele tinha também a arte de ser bem-humorado de uma maneira agradável.
No meu pai observei a brandura de temperamento, e a resolução imutável nas coisas que ele tinha determinado após a devida deliberação; e nenhuma vaidade naquelas coisas que os homens chamam honras; e um amor ao trabalho e perseverança; e uma prontidão para ouvir aqueles que tinham qualquer coisa a propor para o bem comum; e inabalável firmeza em dar a cada homem segundo os seus merecimentos; e um conhecimento derivado da experiência das ocasiões para uma ação vigorosa e para o descanso. E observei que ele tinha superado toda a paixão por rapazes; e ele considerava-se não mais do que qualquer outro cidadão; e ele libertava os seus amigos de toda a obrigação de cear com ele ou de o acompanhar por necessidade quando ele viajava, e aqueles que tinham falhado em acompanhá-lo, por razão de quaisquer circunstâncias urgentes, encontravam-no sempre o mesmo. Observei também o seu hábito de investigação cuidadosa em todas as questões de deliberação, e a sua persistência, e que ele nunca parava a sua investigação por estar satisfeito com as aparências que se apresentavam primeiro; e que a sua disposição era a de manter os seus amigos, e não se cansar deles rapidamente, nem ainda ser extravagante na sua afeição; e a estar satisfeito em todas as ocasiões, e alegre; e a prever as coisas a longa distância, e a prover para as menores sem ostentação; e a refrear imediatamente o aplauso popular e toda a lisonja; e a estar sempre atento sobre as coisas que eram necessárias para a administração do império, e a ser um bom gestor da despesa, e a suportar pacientemente a culpa que ele recebia por tal conduta; e ele não era nem supersticioso em relação aos deuses, nem cortejava os homens através de presentes ou tentando agradar-lhes, ou lisonjeando a população; mas mostrava sobriedade em todas as coisas, e firmeza, e nunca quaisquer pensamentos ou ações vis, nem amor à novidade. E as coisas que conduzem de qualquer maneira à comodidade da vida, e das quais a fortuna dá uma oferta abundante, ele usava sem arrogância e sem se desculpar; de modo que quando as tinha, desfrutava-as sem afetação, e quando não as tinha, não as desejava. Ninguém podia alguma vez dizer dele que ele era um sofista ou um escravo atrevido [de casa] ou um pedante; mas todos reconheciam-no como um homem maduro, perfeito, acima da lisonja, capaz de gerir os seus próprios negócios e os dos outros. Além disto, ele honrava aqueles que eram verdadeiros filósofos, e não censurava aqueles que fingiam ser filósofos, nem ainda era facilmente guiado por eles. Ele era também fácil na conversação, e tornava-se agradável sem qualquer afetação ofensiva. Ele cuidava razoavelmente da saúde do seu corpo, não como alguém que fosse grandemente apegado à vida, nem por consideração à aparência pessoal, nem ainda de uma maneira descuidada, mas de modo que, através da sua própria atenção, muito raramente precisava da arte do médico ou de medicina ou aplicações externas. Ele estava prontíssimo a dar sem inveja àqueles que possuíam qualquer faculdade particular, tal como a da eloquência ou conhecimento da lei ou da moral, ou de qualquer outra coisa; e dava-lhes a sua ajuda, para que cada um pudesse desfrutar de reputação segundo os seus merecimentos; e ele agia sempre conformemente às instituições do seu país, sem mostrar qualquer afetação de o fazer. Além disso, ele não era afeiçoado à mudança nem instável, mas gostava de permanecer nos mesmos lugares, e de se empregar nas mesmas coisas; e após os seus paroxismos de dor de cabeça, voltava imediatamente fresco e vigoroso para as suas ocupações habituais. Os seus segredos não eram muitos, mas muito poucos e muito raros, e estes apenas sobre assuntos públicos; e ele mostrava prudência e economia na exibição dos espetáculos públicos e na construção de edifícios públicos, nas suas doações ao povo, e em tais coisas, pois ele era um homem que olhava para o que devia ser feito, não para a reputação que se obtém pelos atos de um homem. Ele não tomava banho em horas inoportunas; não era afeiçoado a construir casas, nem curioso sobre o que comia, nem sobre a textura e cor das suas roupas, nem sobre a beleza dos seus escravos. O seu vestuário vinha de Lorium, a sua villa na costa, e de Lanuvium geralmente. Sabemos como ele se comportou com o cobrador de impostos em Tusculum que pediu o seu perdão; e tal era todo o seu comportamento. Não havia nele nada de rude, nem implacável, nem violento, nem, como se pode dizer, nada levado até ao ponto de suar; mas ele examinava todas as coisas separadamente, como se tivesse abundância de tempo, e sem confusão, de uma maneira ordenada, vigorosa e consistente. E isso poderia aplicar-se a ele o que é registado de Sócrates, que ele era capaz tanto de se abster de, como de desfrutar, aquelas coisas das quais muitos são demasiado fracos para se abster, e não podem desfrutar sem excesso. Mas ser forte o suficiente tanto para suportar um como para ser sóbrio no outro é a marca de um homem que tem uma alma perfeita e invencível, tal como ele mostrou na doença de Máximo.
Aos deuses devo o ter bons avós, bons pais, uma boa irmã, bons professores, bons associados, bons parentes e amigos, quase tudo de bom. Além disso, devo aos deuses o não ter sido apressado para qualquer ofensa contra qualquer um deles, embora tivesse uma disposição que, se a oportunidade tivesse surgido, poderia ter-me levado a fazer algo deste género; mas, através do seu favor, nunca houve tal concorrência de circunstâncias que me pusesse à prova. Além disso, estou agradecido aos deuses por não ter sido criado durante mais tempo com a concubina do meu avô, e que preservei a flor da minha juventude, e que não fiz prova da minha virilidade antes da estação apropriada, mas até adiei o tempo; que fui sujeito a um governante e pai que era capaz de retirar todo o orgulho de mim, e de me trazer ao conhecimento de que é possível para um homem viver num palácio sem precisar de guardas ou vestidos bordados, ou tochas e estátuas, e tal ostentação; mas que está no poder de tal homem aproximar-se muito da moda de uma pessoa privada, sem ser por esta razão nem mais vil no pensamento, nem mais desleixado na ação, no que diz respeito às coisas que devem ser feitas para o interesse público de uma maneira que convém a um governante. Agradeço aos deuses por me darem tal irmão, que foi capaz, pelo seu caráter moral, de me despertar para a vigilância sobre mim mesmo, e que ao mesmo tempo me agradou pelo seu respeito e afeição; que os meus filhos não foram estúpidos nem deformados no corpo; que não fiz mais progresso na retórica, poesia, e nos outros estudos, nos quais teria talvez estado completamente envolvido, se tivesse visto que estava a fazer progressos neles; que me apressei a colocar aqueles que me criaram no posto de honra, que pareciam desejar, sem os adiar com a esperança de eu o fazer noutra altura depois, porque eles eram então ainda jovens; que conheci Apolônio, Rústico, Máximo; que recebi impressões claras e frequentes sobre viver de acordo com a natureza, e que tipo de vida é essa, de modo que, na medida em que dependia dos deuses, e dos seus dons, e ajuda, e inspirações, nada me impediu de viver imediatamente de acordo com a natureza, embora ainda falhe nisto por minha própria culpa, e por não observar as admoestações dos deuses, e, posso quase dizer, as suas instruções diretas; que o meu corpo se manteve durante tanto tempo num tal tipo de vida; que nunca toquei nem em Benedicta nem em Teódoto, e que, após ter caído em paixões amorosas, fui curado, e, embora estivesse frequentemente de mau humor com Rústico, nunca fiz nada de que tivesse ocasião de me arrepender; que, embora fosse o destino da minha mãe morrer jovem, ela passou os últimos anos da sua vida comigo; que, sempre que desejava ajudar qualquer homem na sua necessidade, ou em qualquer outra ocasião, nunca me foi dito que não tinha os meios de o fazer; e que para mim próprio a mesma necessidade nunca aconteceu, de receber qualquer coisa de outro; que tenho tal esposa, tão obediente, e tão afetuosa, e tão simples; que tive abundância de bons mestres para os meus filhos; e que remédios me foram mostrados por sonhos, tanto outros, como contra o escarro de sangue e vertigens...; e que, quando tive uma inclinação para a filosofia, não caí nas mãos de qualquer sofista, e que não desperdicei o meu tempo em escritores [de histórias], ou na resolução de silogismos, ou ocupei-me com a investigação de aparências nos céus; pois todas estas coisas requerem a ajuda dos deuses e da fortuna.
O resto da obra está a uma conta de distância
Crie sua conta grátis para seguir lendo, comparar as versões trecho a trecho e perguntar ao Mentor sobre o que não ficou claro.
Continuar lendo