APOLOGIA
Atenienses, não sei o efeito que as palavras dos meus acusadores tiveram sobre vocês, mas, de tão convincentes, quase esqueci quem eu sou. Apesar disso, eles pouco disseram que fosse verdade. Uma das mentiras que mais me espantou foi o aviso de que vocês deveriam ter cuidado para não serem enganados pela minha lábia. Achei muita cara de pau da parte deles dizer isso, pois logo que eu falar, ficará claro que não sou nenhum grande orador — a não ser que, por eloquência, eles queiram dizer 'falar a verdade', e se for isso, então admito que sou eloquente, mas de um jeito bem diferente do deles. Eles mal tocaram na verdade, mas eu direi tudo como ela é. Não espere um discurso ensaiado e cheio de floreios, como o deles. Por Zeus, usarei as palavras que me vierem à mente, pois confio que meu caso é justo. Tenho mais de setenta anos e é minha primeira vez num tribunal; não fiquem surpresos nem me interrompam se eu usar o jeito simples de falar que uso na praça ou no mercado. Considerem-me um estrangeiro que, por costume, fala do seu próprio modo. Não se prendam ao estilo, bom ou ruim, mas foquem na verdade. O dever de quem fala é dizer a verdade; o de quem julga, decidir com justiça.
Antes de tudo, preciso responder aos boatos antigos e aos primeiros acusadores, para só depois tratar dos novos. Tenho muitos que me acusam há anos, e eles me preocupam mais do que Anito e seus aliados. Os antigos começaram quando vocês ainda eram crianças e ocuparam suas mentes com mentiras, dizendo que um tal de Sócrates investiga o céu e a terra e faz o argumento mais fraco parecer o mais forte. Esses são os mais perigosos, pois quem ouve essas histórias logo imagina que tais pensadores não acreditam em deuses. Como isso vem de muito tempo e, na época, vocês eram impressionáveis, eu não pude me defender. Para piorar, nem sei os nomes desses acusadores, a não ser talvez o de um autor de comédias. É impossível debater com quem age por pura inveja, pois não estão aqui para serem interrogados; estou lutando contra sombras. Peço que entendam que enfrento dois tipos de oponentes: os atuais e os de antigamente. Faz sentido começar pelos antigos, que vocês ouviram primeiro e com muito mais frequência.
Preciso fazer minha defesa e tentar limpar, em pouco tempo, uma calúnia que já dura anos. Que eu tenha sucesso, se isso for o melhor para mim e para vocês! Sei que a tarefa é difícil. Vou deixar o desfecho nas mãos de Deus e, obedecendo à lei, apresentarei meus argumentos.
Vou começar do início e perguntar qual é a origem dessa calúnia que deu coragem a Meleto para me processar. O que dizem os boatos? Resumo assim: Sócrates é um malfeitor e um curioso que estuda as coisas do céu e do subsolo, que torna o argumento mais fraco o mais forte e ensina isso aos outros. É exatamente o que vocês viram na peça de Aristófanes, onde um personagem chamado Sócrates diz que caminha pelo ar e fala muitas bobagens — assuntos sobre os quais não entendo nada, embora eu respeite quem estuda a natureza. A verdade, atenienses, é que não tenho nada a ver com isso. Muitos de vocês são testemunhas de que nunca me ouviram falar sobre tais temas. Se o que dizem sobre essa parte da acusação é falso, vocês podem imaginar como é o restante.
Também não é verdade que eu ensine as pessoas e cobre dinheiro por isso. Embora, se alguém fosse realmente capaz de ensinar o que é certo, cobrar por isso seria algo honrado. Existem professores famosos, como Górgias, Pródico e Hípias, que viajam pelas cidades convencendo os jovens a pagarem para aprender com eles, em vez de aprenderem de graça com seus próprios cidadãos. Recentemente, soube de um filósofo de Paros que está em Atenas. Perguntei a um amigo que gastou muito dinheiro com esses mestres: 'Se seus filhos fossem potros ou bezerros, você contrataria um treinador para torná-los excelentes. Como são humanos, quem você contratou? Alguém que entenda a virtude humana?'. Ele me disse o nome desse filósofo e quanto cobra. Se eu tivesse esse tipo de sabedoria, estaria orgulhoso, mas a verdade é que não possuo esse conhecimento.
Alguém pode perguntar: 'Sócrates, por que essas acusações? Deve haver algo estranho no seu jeito de viver'. Vou explicar a origem da minha fama de sábio e por que ela é negativa. Pode parecer brincadeira, mas direi a verdade. Minha reputação vem de um tipo de sabedoria que talvez seja humana, enquanto a dos outros é algo sobre-humano que não possuo. Não me interrompam, mesmo que pareça estranho. Vou citar uma testemunha confiável: o Deus de Delfos. Conheciam Querefonte? Ele foi até o oráculo e perguntou se existia alguém mais sábio do que eu, e a sacerdotisa respondeu que não. O irmão dele está aqui e pode confirmar.
Por que menciono isso? Para explicar minha má fama. Quando soube da resposta, pensei: 'O que o deus quer dizer? Pois sei que não sou sábio'. Como um deus não pode mentir, decidi testar a afirmação. Fui procurar alguém mais sábio do que eu para levar ao oráculo como prova. Analisei um político famoso e, ao conversar, percebi que ele não era sábio, embora muitos — e ele mesmo — pensassem o contrário. Tentei mostrar a ele que sua sabedoria era ilusória, o que o tornou meu inimigo, assim como de outros que assistiam. Saí pensando: 'Não sabemos nada de bom ou belo, mas pelo menos eu não acho que sei o que não sei'. Fui a outros com ainda mais pretensões e o resultado foi o mesmo: tornei-me inimigo de todos eles.
Continuei, mesmo sabendo dos riscos, pois senti que a palavra de Deus devia vir em primeiro lugar. Precisava descobrir o que o oráculo queria dizer. Juro, atenienses, que os de maior fama eram os mais tolos, enquanto outros, menos valorizados, eram mais sensatos. Depois dos políticos, fui aos poetas. Pensei que lá veria como eu era ignorante, já que eles criam coisas belas. Perguntei sobre o significado de seus poemas e descobri que quase qualquer pessoa falaria melhor sobre as obras deles do que os próprios autores. Entendi que eles não escrevem por sabedoria, mas por um tipo de inspiração, como profetas que dizem coisas bonitas sem entender o que dizem. Por acharem que eram sábios em tudo por serem bons poetas, deixaram de me agradar, e me achei superior a eles pelo mesmo motivo que antes.
Por fim, fui aos artesãos. Eles realmente sabiam fazer coisas que eu desconhecia, sendo mais sábios que eu nesse ponto. Porém, eles também caíram no erro dos poetas: por serem bons no que faziam, acreditavam ser experts em assuntos elevados. Isso estragava o conhecimento que tinham. Perguntei a mim mesmo, pelo oráculo, se eu preferiria ser como eles ou ficar como eu estava, sem o saber nem a ignorância deles. Decidi que era melhor ser eu mesmo.
Essa investigação me gerou inimigos perigosos e muita calúnia. Chamam-me de sábio porque imaginam que possuo a sabedoria que os outros não têm. Mas a verdade, atenienses, é que apenas Deus é sábio. Ele usou meu nome como um exemplo, como se dissesse: 'O mais sábio é aquele que, como Sócrates, entende que sua sabedoria não vale quase nada'. Por isso, sigo andando pelo mundo, testando a sabedoria de quem parece sábio. Se não for, eu mostro que não é. Essa missão me consome tanto que não tenho tempo para os assuntos públicos ou para cuidar da minha vida, vivendo na maior pobreza por causa dessa devoção ao deus.
Além disso, jovens ricos que não têm muito o que fazer me seguem por conta própria. Eles gostam de me ver testando os pretensiosos e tentam fazer o mesmo. Assim, descobrem que muita gente acha que sabe muito, mas não sabe quase nada. Quem é testado por eles fica com raiva não deles, mas de mim. Dizem: 'Esse Sócrates é um corruptor da juventude!'. Quando perguntam o que eu ensino de mal, eles não sabem responder, então repetem as mesmas acusações prontas: que ensino coisas sobre as nuvens e o subsolo, que não creio nos deuses e que transformo o argumento fraco no mais forte. Como não querem admitir que foram desmascarados, e como são muitos e bons de lábia, encheram a cabeça de vocês com calúnias. Foi por isso que Meleto, Anito e Lícon me atacaram. Como disse, não é fácil limpar tanta sujeira de uma vez. Esta é a verdade, sem tirar nem pôr. O fato de eu ser claro e direto só prova que estou falando a verdade.
APOLOGIA
Como vocês, atenienses, foram afetados pelos meus acusadores, não sei dizer; mas sei que eles quase me fizeram esquecer quem eu era — tão persuasivamente falaram; e, no entanto, dificilmente proferiram uma palavra de verdade. Mas, das muitas falsidades contadas por eles, houve uma que me espantou bastante; refiro-me ao momento em que disseram que vocês deveriam estar em guarda e não permitir que fossem enganados pela força da minha eloquência. Dizer isso, quando certamente seriam desmascarados assim que eu abrisse os lábios e provasse não ser nada além de um grande orador, pareceu-me deveras despudorado — a menos que, pela força da eloquência, eles queiram dizer a força da verdade; pois, se esse é o significado, admito que sou eloquente. Mas de maneira tão diferente da deles! Bem, como eu dizia, eles mal falaram a verdade; mas de mim vocês ouvirão a verdade toda: não, contudo, proferida à maneira deles em um discurso preparado, devidamente ornamentado com palavras e frases. Não, por Zeus! Mas usarei as palavras e os argumentos que me ocorrerem no momento; pois estou confiante na justiça da minha causa: na minha idade, não deveria comparecer diante de vocês, homens de Atenas, no caráter de um orador juvenil — que ninguém espere isso de mim. E devo pedir-lhes que me concedam um favor: se eu me defender da maneira habitual, e vocês me ouvirem usando as palavras que costumo usar na ágora, nas mesas dos cambistas ou em qualquer outro lugar, peço que não se surpreendam e não me interrompam por isso. Pois tenho mais de setenta anos de idade e, comparecendo agora pela primeira vez a um tribunal, sou um completo estranho à linguagem do lugar; e, portanto, gostaria que me considerassem como se eu fosse realmente um estrangeiro, a quem vocês desculpariam se falasse em sua língua nativa e segundo o costume de sua terra: estou fazendo um pedido injusto a vocês? Não se importem com a maneira, que pode ou não ser boa; mas pensem apenas na verdade das minhas palavras, e atentem para isso: que o orador fale a verdade e o juiz decida com justiça.
E, primeiro, tenho de responder às acusações mais antigas e aos meus primeiros acusadores, e então seguirei para as mais recentes. Pois, há muito tempo, tenho muitos acusadores que me acusaram falsamente perante vocês durante muitos anos; e tenho mais medo deles do que de Anito e seus associados, que também são perigosos, à sua própria maneira. Mas muito mais perigosos são os outros, que começaram quando vocês eram crianças e tomaram conta de suas mentes com suas falsidades, falando de um tal Sócrates, um homem sábio, que especulava sobre o céu acima, investigava a terra abaixo e fazia a causa mais fraca parecer a mais forte. Os disseminadores dessa história são os acusadores que temo; pois seus ouvintes costumam imaginar que tais investigadores não acreditam na existência dos deuses. E eles são muitos, e suas acusações contra mim são de data antiga, e foram feitas por eles nos dias em que vocês eram mais impressionáveis do que são agora — na infância, ou talvez na juventude — e a causa, quando ouvida, foi à revelia, pois não havia ninguém para responder. E, o mais difícil de tudo, não sei e não posso dizer os nomes dos meus acusadores; a menos que no caso fortuito de um poeta cômico. Todos os que, por inveja e malícia, persuadiram vocês — alguns deles tendo convencido a si mesmos primeiro — toda essa classe de homens é a mais difícil de lidar; pois não posso tê-los aqui e interrogá-los, e, portanto, devo simplesmente lutar contra sombras em minha própria defesa e argumentar quando não há ninguém que responda. Peço-lhes, então, que assumam comigo, como eu dizia, que meus oponentes são de dois tipos; um recente, o outro antigo: e espero que vejam a conveniência de eu responder aos últimos primeiro, pois essas acusações vocês ouviram muito antes das outras, e com muito mais frequência.
Bem, então, devo fazer minha defesa e me esforçar para limpar, em pouco tempo, uma calúnia que durou muito tempo. Que eu tenha sucesso, se ter sucesso for para o meu bem e o de vocês, ou provável de me servir em minha causa! A tarefa não é fácil; entendo bem a natureza dela. E assim, deixando o desfecho com Deus, em obediência à lei, farei agora a minha defesa.
Começarei pelo início e perguntarei qual é a acusação que deu origem à calúnia contra mim e que, de fato, encorajou Meleto a apresentar esta queixa contra mim. Bem, o que dizem os caluniadores? Eles serão meus acusadores, e resumirei suas palavras em uma declaração: “Sócrates é um malfeitor e um curioso, que investiga as coisas sob a terra e no céu, e faz a causa mais fraca parecer a mais forte; e ensina as doutrinas mencionadas a outros.” Essa é a natureza da acusação: é exatamente o que vocês mesmos viram na comédia de Aristófanes, que apresentou um homem a quem chama de Sócrates, andando por aí e dizendo que caminha no ar, e falando muitas tolices sobre assuntos dos quais não pretendo saber nem muito nem pouco — não que eu queira falar desdenhosamente de qualquer pessoa que seja estudante de filosofia natural. Eu ficaria muito triste se Meleto pudesse trazer uma acusação tão grave contra mim. Mas a simples verdade é, atenienses, que não tenho nada a ver com especulações físicas. Muitos dos aqui presentes são testemunhas da verdade disso, e a eles apelo. Falem, então, vocês que me ouviram, e digam aos seus vizinhos se algum de vocês já me viu dissertar, em poucas ou muitas palavras, sobre tais assuntos... Vocês ouvem a resposta deles. E, do que dizem sobre essa parte da acusação, vocês serão capazes de julgar a verdade do restante.
Tão pouco fundamento há para o relato de que sou um professor e aceito dinheiro; essa acusação não tem mais verdade do que a outra. Embora, se um homem fosse realmente capaz de instruir a humanidade, receber dinheiro para dar instrução seria, na minha opinião, uma honra para ele. Há Górgias de Leontinos, Pródico de Ceos e Hípias de Élide, que percorrem as cidades e são capazes de persuadir os jovens a deixar seus próprios cidadãos, pelos quais poderiam ser ensinados de graça, e vir até eles, a quem não apenas pagam, mas sentem gratidão se lhes é permitido pagá-los. Há neste momento um filósofo Pário residindo em Atenas, de quem ouvi falar; e vim a saber dele desta maneira: encontrei um homem que gastou uma fortuna com os sofistas, Cálias, filho de Hipônico, e sabendo que ele tinha filhos, perguntei-lhe: “Cálias”, disse eu, “se seus dois filhos fossem potros ou bezerros, não haveria dificuldade em encontrar alguém para cuidar deles; contrataríamos um treinador de cavalos, ou um fazendeiro provavelmente, que os melhoraria e aperfeiçoaria em sua própria virtude e excelência; mas como são seres humanos, a quem você está pensando em colocá-los? Existe alguém que entenda a virtude humana e política? Você deve ter pensado sobre o assunto, pois tem filhos; existe alguém?” “Existe”, disse ele. “Quem é ele?” perguntei; “e de que país? e quanto ele cobra?” “Eveno, o Pário”, respondeu ele; “ele é o homem, e sua taxa é de cinco minas.” Feliz é Eveno, disse a mim mesmo, se ele realmente possui essa sabedoria e ensina por uma taxa tão moderada. Se eu a tivesse, estaria muito orgulhoso e presunçoso; mas a verdade é que não tenho conhecimento desse tipo.
Ouso dizer, atenienses, que alguém entre vocês responderá: “Sim, Sócrates, mas qual é a origem dessas acusações que são feitas contra você; deve ter havido algo estranho que você tem feito? Todos esses rumores e essa conversa sobre você nunca teriam surgido se você fosse como os outros homens: diga-nos, então, qual é a causa deles, pois lamentaríamos julgar você precipitadamente.” Agora, considero isso um desafio justo, e me esforçarei para explicar a vocês a razão pela qual sou chamado de sábio e tenho uma fama tão ruim. Por favor, prestem atenção então. E, embora alguns de vocês possam pensar que estou brincando, declaro que direi toda a verdade. Homens de Atenas, essa minha reputação surgiu de um certo tipo de sabedoria que possuo. Se vocês me perguntarem que tipo de sabedoria, eu respondo: sabedoria tal que talvez possa ser alcançada pelo homem, pois, até esse ponto, estou inclinado a acreditar que sou sábio; ao passo que as pessoas de quem eu falava têm uma sabedoria sobre-humana que posso falhar em descrever, porque eu mesmo não a possuo; e quem diz que eu a tenho, fala falsamente e está difamando meu caráter. E aqui, homens de Atenas, devo pedir que não me interrompam, mesmo que eu pareça dizer algo extravagante. Pois a palavra que direi não é minha. Referirei vocês a uma testemunha digna de crédito; essa testemunha será o Deus de Delfos — ele lhes dirá sobre minha sabedoria, se é que a tenho, e de que tipo ela é. Vocês devem ter conhecido Querefonte; ele foi, desde cedo, um amigo meu e também amigo de vocês, pois participou do recente exílio do povo e retornou com vocês. Bem, Querefonte, como vocês sabem, era muito impetuoso em todas as suas ações, e ele foi a Delfos e audaciosamente pediu ao oráculo que lhe dissesse se — como eu dizia, devo pedir-lhes que não me interrompam — ele pediu ao oráculo que lhe dissesse se alguém era mais sábio do que eu, e a profetisa pítia respondeu que não havia homem mais sábio. Querefonte está morto; mas seu irmão, que está no tribunal, confirmará a verdade do que estou dizendo.
Por que menciono isso? Porque vou explicar a vocês por que tenho um nome tão ruim. Quando ouvi a resposta, disse a mim mesmo: o que o deus pode querer dizer? e qual é a interpretação de seu enigma? pois sei que não tenho sabedoria, pequena ou grande. O que então ele pode querer dizer quando diz que sou o mais sábio dos homens? E, no entanto, ele é um deus, e não pode mentir; isso seria contra sua natureza. Após longa consideração, pensei em um método de testar a questão. Refleti que, se eu pudesse encontrar um homem mais sábio do que eu, então poderia ir ao deus com uma refutação em minhas mãos. Eu diria a ele: “Aqui está um homem que é mais sábio do que eu; mas você disse que eu era o mais sábio.” Consequentemente, fui a um que tinha a reputação de sabedoria e observei-o — não preciso mencionar seu nome; ele era um político que selecionei para exame — e o resultado foi o seguinte: quando comecei a conversar com ele, não pude deixar de pensar que ele não era realmente sábio, embora fosse considerado sábio por muitos, e ainda mais sábio por si mesmo; e então tentei explicar-lhe que ele pensava ser sábio, mas não era realmente sábio; e a consequência foi que ele me odiou, e sua inimizade foi compartilhada por vários que estavam presentes e me ouviram. Então o deixei, dizendo a mim mesmo, ao sair: Bem, embora eu não suponha que nenhum de nós saiba algo realmente belo e bom, estou em melhor situação do que ele — pois ele não sabe nada e pensa que sabe; eu não sei nem penso que sei. Neste último ponto, então, parece que tenho uma ligeira vantagem sobre ele. Depois, fui a outro que tinha pretensões ainda maiores de sabedoria, e minha conclusão foi exatamente a mesma. Pelo que fiz outro inimigo dele, e de muitos outros além dele.
Então fui de um homem a outro, não ignorando a inimizade que provocava, e lamentei e temi isso: mas a necessidade me foi imposta — a palavra de Deus, pensei, deve ser considerada em primeiro lugar. E disse a mim mesmo: preciso ir a todos os que parecem saber e descobrir o significado do oráculo. E juro a vocês, atenienses, pelo cão juro! — pois devo dizer-lhes a verdade — o resultado da minha missão foi exatamente este: descobri que os homens de maior reputação eram quase os mais tolos; e que outros, menos estimados, eram realmente mais sábios e melhores. Contarei a vocês a história das minhas andanças e dos trabalhos “hercúleos”, como posso chamá-los, que suportei apenas para encontrar, por fim, o oráculo irrefutável. Depois dos políticos, fui aos poetas; trágicos, ditirâmbicos e de todos os tipos. E lá, disse a mim mesmo, você será detectado instantaneamente; agora você descobrirá que é mais ignorante do que eles. Consequentemente, peguei algumas das passagens mais elaboradas de seus próprios escritos e perguntei qual era o significado delas — pensando que eles me ensinariam algo. Vocês acreditariam em mim? Tenho quase vergonha de confessar a verdade, mas devo dizer que dificilmente há uma pessoa presente que não teria falado melhor sobre a poesia deles do que eles próprios. Então soube que não é pela sabedoria que os poetas escrevem poesia, mas por uma espécie de gênio e inspiração; eles são como adivinhos ou profetas que também dizem muitas coisas belas, mas não compreendem o significado delas. Os poetas pareceram-me estar mais ou menos no mesmo caso; e observei ainda que, com base em sua poesia, eles acreditavam ser os mais sábios dos homens em outras coisas nas quais não eram sábios. Então parti, concebendo-me superior a eles pela mesma razão que era superior aos políticos.
Por fim, fui aos artesãos. Eu estava consciente de que não sabia de nada, por assim dizer, e tinha certeza de que eles sabiam muitas coisas belas; e aqui não me enganei, pois eles sabiam muitas coisas das quais eu era ignorante, e nisso certamente eram mais sábios do que eu. Mas observei que até os bons artesãos caíam no mesmo erro dos poetas; porque eram bons trabalhadores, pensavam que também conheciam todo tipo de assuntos elevados, e esse defeito neles obscurecia sua sabedoria; e, portanto, perguntei a mim mesmo, em nome do oráculo, se eu gostaria de ser como era, não tendo nem o conhecimento nem a ignorância deles, ou como eles em ambos; e respondi a mim mesmo e ao oráculo que eu estava melhor como estava.
Essa investigação levou-me a ter muitos inimigos do pior e mais perigoso tipo, e também deu ocasião a muitas calúnias. E sou chamado de sábio, pois meus ouvintes sempre imaginam que eu mesmo possuo a sabedoria que encontro em falta nos outros: mas a verdade é, homens de Atenas, que apenas Deus é sábio; e, com sua resposta, ele pretende mostrar que a sabedoria dos homens vale pouco ou nada; ele não está falando de Sócrates, ele está apenas usando meu nome como ilustração, como se dissesse: “Aquele, ó homens, é o mais sábio que, como Sócrates, sabe que sua sabedoria na verdade não vale nada.” E assim, ando pelo mundo, obediente ao deus, e procuro e investigo a sabedoria de qualquer um, cidadão ou estrangeiro, que pareça ser sábio; e se ele não é sábio, então, em vindicação do oráculo, mostro-lhe que ele não é sábio; e minha ocupação absorve-me completamente, e não tenho tempo para me dedicar a qualquer assunto público de interesse ou a qualquer preocupação minha, mas estou na mais absoluta pobreza por causa da minha devoção ao deus.
Há outra coisa: jovens das classes mais ricas, que não têm muito o que fazer, vêm até mim por conta própria; eles gostam de ouvir os pretensiosos serem examinados, e muitas vezes me imitam e passam a examinar os outros; há muitas pessoas, como eles rapidamente descobrem, que pensam saber alguma coisa, mas na verdade sabem pouco ou nada; e então aqueles que são examinados por eles, em vez de ficarem bravos consigo mesmos, ficam bravos comigo: “Esse Sócrates maldito”, dizem; “esse vil sedutor da juventude!” — e então, se alguém lhes pergunta: “Ora, que mal ele pratica ou ensina?”, eles não sabem e não podem dizer; mas, para não parecerem sem resposta, repetem as acusações prontas que são usadas contra todos os filósofos sobre ensinar coisas nas nuvens e sob a terra, não ter deuses e fazer a causa mais fraca parecer a mais forte; pois não gostam de confessar que sua pretensão de conhecimento foi detectada — o que é a verdade; e, como são numerosos, ambiciosos e enérgicos, e estão dispostos em ordem de batalha e têm línguas persuasivas, encheram seus ouvidos com suas calúnias altas e inveteradas. E esta é a razão pela qual meus três acusadores, Meleto, Anito e Lícon, investiram contra mim; Meleto, que tem uma briga comigo em nome dos poetas; Anito, em nome dos artesãos e políticos; Lícon, em nome dos retóricos: e, como disse no início, não posso esperar me livrar de tal massa de calúnias de uma só vez. E esta, homens de Atenas, é a verdade e toda a verdade; não escondi nada, não dissimulei nada. E, no entanto, sei que minha clareza de fala faz com que eles me odeiem, e o que é o ódio deles senão uma prova de que estou falando a verdade? — Daí surgiu o preconceito contra mim; e esta é a razão dele, como vocês descobrirão nesta ou em qualquer investigação futura.
O resto da obra está a uma conta de distância
Crie sua conta grátis para seguir lendo, comparar as versões trecho a trecho e perguntar ao Mentor sobre o que não ficou claro.
Continuar lendo